26 de outubro de 2013

A Feira do Livro vem aí

Da minha nublada e chuvosa janela de sábado em Porto Alegre, lembro de uma poesia e da maior feira em espaço aberto da América Latina, a Feira do Livro de Porto Alegre:


"Escrevo diante da janela aberta
Minha caneta é cor das venezianas:
Verde!...E que leves, lindas filigranas
Desenha o sol na página deserta!

Não sei que paisagista doidivanas
Mistura os tons...acerta...desacerta
Sempre em busca de nova descoberta,
Vai colorindo as horas quotidianas...

Jogos da luz dançando na folhagem!
Do que eu ia escrever até me esqueço...
Pra que pensar? Também sou da paisagem...

Vago, solúvel no ar fico sonhando
E me transmuto...iriso-me...estremeço...
Nos leves dedos que me vão pintando!"



(Mario Quintana - da Rua dos Cataventos)


  #diretododicionário
 Irisar significa dar as cores do arco-íris.
 Filigranas são obras de ouriversaria formadas de fios de ouro e prata  delicadamente entrelaçados e soldados ou impressão feita no ato da fabricação do papel que só se vê por transparência, muito usada em selos e cheques de bancos.
Doidivanas significa indivíduo leviano, meio doido.
Transmutar é alterar, fazer mudar de lugar.



Segue o blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário