5 de novembro de 2010

BOA NOITE, FEIRA DO LIVRO!

Hoje fui à praça mais tarde, não deu tempo de ir em busca de livros, de filas de autógrafos, de saldos, mas deu tempo de encontrar meus amigos. Sentar num bar da feira e conversar muito numa noite de sexta-feira. Aquele centro de Porto Alegre fervilha de bares, com muita gente pelas calçadas.
Chegando na feira tocou a sineta e as bancas se fecharam. Mas não me importei, fiquei ali jogando conversa fora, revendo assuntos, falando de livros, comendo petiscos com um sabor especial. O sabor do fim da feira. Conversei muito com um garoto, o João. Ele tem dez anos e passa juntando dinheiro no seu cofrinho para comprar alguns livros. Já comprou cinco livros. E cobiça um sexto. João gosta da literatura de quadrinho chamada de mangá. Em japonês mangás significa qualquer tipo de história em quadrinhos. Surgiram em formas de rolos com pinturas japonesas, ou seja, associando pinturas e textos que aos poucos iam contando uma história. Com o tempo foram substituídos por livros. As estampas eram destinadas a demonstrar romances e poesias. A ordem de leitura de um mangá japonês é a inversa da ocidental, o que torna interessante o livro ao garoto. No meu pensamento poderia ficar ali por mais horas, o tempo agora poderia me esperar.
Andando pela praça já vazia, na hora de ir embora, observo o pessoal sentado nas mesas do Margs. Lembro de outras feiras, do Quintana, da sineta, de tudo mais. A primeira feira do livro foi em 1955, idealizada pelo jornalista Say Marques, que tomou como exemplo o modelo do Rio de Janeiro, escolhendo a praça da Alfândega por ser um local muito movimentado nos anos 50. O objetivo era diminuir o custo do livro e o lema era : se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo. E lá está ela, na sua 56ª edição. Porto Alegre é tão bonita quando se mira o céu no meio da noite, olhando o contorno dos prédios, museu, memorial.
Boa noite, feira do livro. Amanhã ouviremos outro toque de sua sineta. Amanhã tem mais.




Segue o blog. Segue a feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário