27 de fevereiro de 2011

MOACYR SCLIAR

Naquela tarde muito fria em Gramado, poucos animaram-se a sair do hotel. Alguns usavam a internet, outros se aproximavam da lareira para conversar e tomar um cálice de vinho. Encontrei perto do computador um armário de livros. Seria uma cristaleira, uma biblioteca quase que particular. Sentei na cadeira ao lado e olhei tantos títulos. O que me chamou atenção foi um livro de Moacyr Scliar, em forma de dicionário. De A a Z, ele descrevia coisas que acontecem em viagens, usando com perfeição cada palavra, com seu estilo de escrever. Fiquei por algum tempo encantada com a obra e nem notei o tempo passando na fila de espera pela internet. Só me dei conta do tempo quando uma senhora leu alto o título que eu observava. Ela era escritora e de certo admirou minha escolha.
Dicionário do Viajante Insólito é uma obra do escritor Moacyr Scliar, que faleceu hoje na cidade de Porto Alegre. O livro é um dicionário interessante e diferente. A sinopse da obra segue abaixo:





DESCRIÇÃO:
Turista - substantivo que designa aquele que sai de sua terra natal para conhecer outros lugares - presta-se para outras variadas, controvertidas e divertidas definições. Valeu-se delas a literatura para criar a figura quase mítica do viajante em milhares de livros e frases, algumas das quais foram selecionadas por Moacyr Scliar e cruzam este livro numa leitura independente. Se a tecnologia, os agentes de viagem e o desenvolvimento da indústria turística acabaram com o charme de um Indiana Jones, pelo menos atraíram para a atividade milhões de meros mortais. E em vez de perigos espreitando em esquinas obscuras ou templos perdidos, a aventura hoje está nos aeroportos abarrotados, hotéis em promoção, táxis enigmáticos, bares, restaurantes e batalhas por centímetros de assento em aviões superlotados. Neste Dicionário do Viajante Insólito você terá de A a Z um bem humorado conjunto de histórias, dicas, lembranças, por um escritor que entende do que fala. Viajante contumaz, Scliar se socorre do tema para praticar a boa literatura, percorrendo países e perscrutando a ansiosa alma do turista num relato saboroso que conduz a situações em que muitos de nós certamente nos identificaremos.
 
 
 
O blog Kit de Ideias apresentou um "Verão de A a Z" nos meses de janeiro e fevereiro, inspirado na obra de Scliar e de certa forma prestando uma homenagem ao escritor gaúcho. Ele foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 2003 no Rio de Janeiro.

Um comentário:

  1. Aproveito para fazer outra indicação de livro do Scliar: A Colina dos Suspiros. Muito bom e ainda faz uma "homenagem" ao "Cruzeirinho" Futebol Clube que ele tanto amava, assim como meu pai, e ajudou a fundar. Assisti uma Palestra dele em uma Escola que trabalhei e foi SHOW!!!
    Kisses, Mari

    ResponderExcluir