1 de janeiro de 2015

BANCO DE PALAVRAS (5)

 
Não esqueça que a leitura, em qualquer forma, é sempre um passo a mais que você pode dar em sua vida. Não deixe de ler um livro, um jornal, uma revista e nem de consultar um dicionário.



CITAÇÃO: o significado dessa palavra para o uso na redação é "texto que se cita".


"Eu não escrevo o que quero, escrevo o que sou."  (Clarice Lispector)


As citações na produção textual são feitas para apoiar uma hipótese, sustentar uma ideia ou ilustrar um raciocínio. Sua função é oferecer ao leitor o respaldo necessário para que ele possa comprovar a veracidade das informações fornecidas e possibilitar o seu aprofundamento. As citações de filósofos, historiadores, escritores são muito valorizadas.

Como exemplo, no vestibular da Ufrgs uma estudante que tirou nota máxima usou três citações: Claude Levi-Strauss, Manuel Bandeira e Saramago. Ela possuia um caderno com citações, que organizou durante suas leituras. E aí está a palavra chave: leitura. Tudo que lemos, seja em qualquer estilo ou forma, um dia vai nos beneficiar. Existem vários sites com citações para novo conhecimento. De outra forma, a redação pode fluir naturalmente e ter mais valor com citações lembradas de nossas leituras. A criatividade ajuda na hora em que elaboramos um raciocínio que vá além do que está apresentado no texto da proposta.
Através das citações fundamentadas, com comentários, mostramos que lemos e podemos debater assuntos variados para conseguir a melhor redação.


"A palavra é meu domínio sobre o mundo."  (Clarice Lispector)


"Somos duplamente prisioneiros: de nós mesmos e do tempo em que vivemos."  ( Manuel Bandeira)


"Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos.” (José Saramago)



Segue o blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário