23 de novembro de 2013

Café da manhã & Cia




Nas férias em Salvador, todo dia no café da manhã do hotel o mesmo pássaro se aproximava das mesas, em busca de migalhas no chão. Ele andava em torno da piscina e chegava bem perto da gente. Era preto e branco. Um pássaro da região, como temos os nossos aqui em Porto Alegre. Por curiosidade, perguntei ao garçon o nome dele: lavadeira.
Uma  breve descrição e imagem da lavadeira:

Lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta) também conhecida como Lavadeira, Maria-branca, Maria-lencinho, Bertolinha ou Pombinho-das-almas é uma espécie de pássaro sul-americana pertencente a família dos tiranídeos.
O seu habitat é, preferencialmente, junto a rios ou lagoas. Vem frequentemente ao chão, mesmo barrento, em busca de alimento. É ave de espaços abertos.
Originalmente, ocorria no Brasil somente nos estados nordestinos, do Maranhão e Bahia.Surge no início da manhã a procura das piscinas,onde acostumou-se a se banhar.Aparecem quase sempre em dois ou três indivíduos.Possui um canto curto e agudo.Em determinadas situações abre as asas e as movimenta abrindo e fechando rapidamente,quando seu canto apresenta ritmos e tons mais complexos.Seu comportamento indica um grau de confiança,pois se aventura no meio da piscina se houver algo boiando e que o sustente.Permite ao observador aproximar-se a uma curta distância.



Segue o blog...

Um comentário:

  1. Que legal.
    Uma vez no Mac Donalds da Ipiranga os pardais estavam atacando um pacote de batatinhas que tinha caído no chão.

    ResponderExcluir