Naquela tarde muito fria em Gramado, poucos animaram-se a sair do hotel. Alguns usavam a internet, outros se aproximavam da lareira para conversar e tomar um cálice de vinho. Encontrei perto do computador um armário de livros. Seria uma cristaleira, uma biblioteca quase que particular. Sentei na cadeira ao lado e olhei tantos títulos. O que me chamou atenção foi um livro de Moacyr Scliar, em forma de dicionário. De A a Z, ele descrevia coisas que acontecem em viagens, usando com perfeição cada palavra, com seu estilo de escrever. Fiquei por algum tempo encantada com a obra e nem notei o tempo passando na fila de espera pela internet. Só me dei conta do tempo quando uma senhora leu alto o título que eu observava. Ela era escritora e de certo admirou minha escolha.
Dicionário do Viajante Insólito é uma obra do escritor Moacyr Scliar, que faleceu hoje na cidade de Porto Alegre. O livro é um dicionário interessante e diferente. A sinopse da obra segue abaixo:
DESCRIÇÃO:
Turista - substantivo que designa aquele que sai de sua terra natal para conhecer outros lugares - presta-se para outras variadas, controvertidas e divertidas definições. Valeu-se delas a literatura para criar a figura quase mítica do viajante em milhares de livros e frases, algumas das quais foram selecionadas por Moacyr Scliar e cruzam este livro numa leitura independente. Se a tecnologia, os agentes de viagem e o desenvolvimento da indústria turística acabaram com o charme de um Indiana Jones, pelo menos atraíram para a atividade milhões de meros mortais. E em vez de perigos espreitando em esquinas obscuras ou templos perdidos, a aventura hoje está nos aeroportos abarrotados, hotéis em promoção, táxis enigmáticos, bares, restaurantes e batalhas por centímetros de assento em aviões superlotados. Neste Dicionário do Viajante Insólito você terá de A a Z um bem humorado conjunto de histórias, dicas, lembranças, por um escritor que entende do que fala. Viajante contumaz, Scliar se socorre do tema para praticar a boa literatura, percorrendo países e perscrutando a ansiosa alma do turista num relato saboroso que conduz a situações em que muitos de nós certamente nos identificaremos.
O blog Kit de Ideias apresentou um "Verão de A a Z" nos meses de janeiro e fevereiro, inspirado na obra de Scliar e de certa forma prestando uma homenagem ao escritor gaúcho. Ele foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 2003 no Rio de Janeiro.
Aproveito para fazer outra indicação de livro do Scliar: A Colina dos Suspiros. Muito bom e ainda faz uma "homenagem" ao "Cruzeirinho" Futebol Clube que ele tanto amava, assim como meu pai, e ajudou a fundar. Assisti uma Palestra dele em uma Escola que trabalhei e foi SHOW!!!
ResponderExcluirKisses, Mari