A primeira vez que ouvi a música de Kleiton & Kledir chamada "Pelotas" gostei muito, sou porto-alegrense mas teria orgulho se minha cidade tivesse uma música assim tão linda. Segui a trilha da música e fui à Pelotas. Depois de muitas caminhadas pela praça central e calçadão, cheguei ao famoso Café Aquários. Acho que a vida é boa assim, escrevendo na trilha das cafeterias.
Quando recebemos um convite para tomar um café, normalmente será em grupo, com um amigo, entre computadores, entre colegas ou com seu amor talvez... São várias as formas. Mas um dia você tomará um café em si mesmo. Solitariamente. É uma difícil prova. Pode ser em qualquer cafeteria de sua cidade ou em outro lugar. Pode ser em Porto Alegre ou até onde vai sua imaginação...em Paris. Milhares de lugares para escolher. Mas o mais importante é encontrar um canto e saborear sozinho esse néctar. Ali você pensará na sua vida, nos planos, em alegrias, nas tristezas até. E decidirá ou não o que fazer. Acho que tem gente que não aprovará a modalidade. Mas esse café tem um novo sabor.
Curte aí "Tom's diner" com Suzanne Vega. Estou postando novamente porque essa letra da música é interessante para aprendizado de tempos verbais em aulas de inglês.
Aqui em Porto Alegre somos moradores de nossos bairros, de outros somos recordações e de mais alguns outros viramos vizinhos. Eu, por exemplo, passo pelo bairro onde nasci e sempre voltam à memória coisas que ficaram registradas por lá. Aquele bairro guarda os hábitos de uma cidade mais antiga. Na minha lembrança, parece continuar com as mesmas características de outros tempos. Mas sempre tem a mudança. A vida continuou em outro lugar e acostumamos com as ruas, o comércio e tudo mais. Sabemos onde é a melhor cafeteria e o caminho certo de comprar o pão. E vem a terceira mudança, a vida muda mais um pouco, nasce o filho, troca de emprego. Parece que lá tudo andou mais rápido, até chegar ao bairro atual. Aqui, caminho pela longa avenida onde acompanhei a evolução e decorei o caminho, com tudo que aos poucos foi construído. A cidade foi crescendo em volta. Criou-se outro bairro, quase meu vizinho de porta. De uma forma ou outra, sempre voltaremos a antiga rua, circulando pela nossa cidade. Somos linkados a origem e a muitas coisas que fizeram parte de nosso dia a dia. A vida é feita de ciclos.
Elton veio só com sua banda de velhinhos roqueiros, dois jovens nos violoncelos elétricos e um quarteto de backing vocals femininos. Nem precisava de mais: ele tinha as canções. E começou com o rock de "Saturday night's alright for fighting" e "I'm still standing". Na sequência, anunciou "uma canção do 'Madman across the water' (de 1971)". Era a bela balada "Levon", em que as vocalistas deitaram e rolaram.
A soul-disco "Philadelphia freedom" deu o toque dançante da noite, que seguiu numa enfiada sensacional: "Goodbye yellow brick road", "Rocket man" (que bateu o recorde de mãozinhas levantadas) e "I guess that's why they call it the blues" (uma de suas boas músicas dos anos 80).
Aí, Elton sacou "uma canção nova": o rock em ponto de ebulição "Hey Ahab", que ele gravou no disco "The union" (2010), dividido com o também pianista, cantor e compositor Leon Russell. É uma daquelas músicas que ele poderia ter feito nos anos 70 ou 80.
De fato, o cantor parecia estar a fim de tocar. Esticava suas partes de piano sempre que podia e criava momentos apoteóticos, como o de "Don't let the sun go down on me". Para terminar o show, ele voltou a carregar no rock, com "Bitch is back" e "Crocodile rock". Bela noite.
(Fonte: blog "O Globo")
Começa hoje no Rio de Janeiro, um dos principais festivais de música do país, o Rock in Rio 2011. O evento trará inúmeras atrações nacionais e internacionais.
Entre os shows que serão realizados nesta noite de abertura, merecem destaque as apresentações de : Elton John, Kate Perry, Rihanna, Sandra de Sá e Bebel Gilberto, Life is a Loop, Titãs e Paralamas do Sucesso, Cláudia Leite, entre outros.
O blog é um diário, portanto é um reflexo do seu dia a dia. Ele é como você. Um dia pode amanhecer de bem com a vida, olhando aquele dia lá fora, com céu tão azul como o de Porto Alegre nessa tarde. Ou pode acordar de cara feia, de mau com a vida. Depois melhorar no decorrer do período. O blog parece previsão do tempo. Mas não deveria ser. Você pode se emocionar com uma música, pode acordar uma música. Adormecer poesia. Pode preferir o dia, pode degustar a noite. Pode querer ficar na sua. Ou fazer discurso. E até não falar nada, só observando os outros. Calado. Sem palavras. Sem meia palavras. Você pode acordar escritor. Ou conselheiro. Comentar. Ou calar. Ou só curtir, que volta a ser moda. Sem maiores compromissos, sem ideias. Ou cheio, repleto delas. O blog é você. Da forma que desejar.
Amargo doce que eu sorvo
Num beijo em lábios de prata.
Tens o perfume da mata
Molhada pelo sereno.
E a cuia, seio moreno,
Que passa de mão em mão
Traduz, no meu chimarrão,
Em sua simplicidade,
A velha hospitalidade
Da gente do meu rincão.
Trazes à minha lembrança,
Neste teu sabor selvagem, A mística beberagem,
Do feiticeiro charrua,
E o perfil da lança nua,
Encravada na coxilha,
Apontando firme a trilha,
Por onde rolou a história,
Empoeirada de glórias,
De tradição farroupilha.
Em teus últimos arrancos,
Ao ronco do teu findar,
Ouço um potro a corcovear,
Na imensidão deste pampa,
E em minha mente se estampa,
Reboando nos confins ,
A voz febril dos clarins,
Repinicando: "Avançar"!
E então eu fico a pensar,
Apertando o lábio, assim,
Que o amargo está no fim,
E a seiva forte que eu sinto,
É o sangue de trinta e cinco,
Que volta verde pra mim.
Origem: Livro "Poesias", autoria de Apparicio Silva Rillo. Editora AGE. 1992.
QUERÊNCIA Lugar onde o animal nasceu e se criou, ou onde se acostumou a viver, e ao qual procura sempre voltar, quando afastado. O cavalo, quando morre longe da querência, costuma voltar a cabeça para ela. O significado de querência também vale para as pessoas. Lugar de morada. (Fonte: Dicionário Farroupilha - Jornal Zero Hora - 15/09/2011)
Ouça na voz do gaúcho Vitor Ramil o poema "Querência"
Domingo tem cara de várias coisas...caminhadas, passeios ao ar livre, churrasco com a família, um chimarrão amigo, futebol, de uma calma leitura. Entre tantas, também ir ao cinema. Entre nossos preferidos, sempre ficam as trilhas na memória. Lembrando uma das músicas do filme "Comer, rezar, amar"
A RUA MAIS BONITA DO MUNDO FICA EM PORTO ALEGRE E SE CHAMA RUA GONÇALO DE CARVALHO.
"Imagens de um enorme tapete de árvores, espremido em meio aos prédios, correram o mundo pela internet e deram à rua Gonçalo de Carvalho, na região central de Porto Alegre, a fama de ser "a mais bonita do mundo". " (Folha.com-SP)
HISTÓRICO: Em quase 500 metros de calçadas, estão enfileiradas mais de cem árvores da espécie tipuana, que chegam a alcançar o sétimo andar dos edifícios em alguns casos. Moradores mais antigos contam que as tipuanas foram plantadas na década de 1930 por funcionários de origem alemã que trabalhavam em uma cervejaria no bairro. Em 2005, a construção de um shopping nas proximidades trouxe o risco de mudanças nesse cenário, o que levou os moradores a se mobilizar. Fotografias circularam entre grupos de ambientalistas, e o "túnel de árvores" se tornou cada vez mais conhecido. Em 2008, um biólogo português viu as fotos e escreveu em seu blog que era a rua mais bonita do mundo.
O Mapa Olho o mapa da cidade Como quem examinasse A anatomia de um corpo... (E nem que fosse o meu corpo!) Sinto uma dor infinita Das ruas de Porto Alegre Onde jamais passarei... Há tanta esquina esquisita, Tanta nuança de paredes, Há tanta moça bonita Nas ruas que não andei (E há uma rua encantada Que nem em sonhos sonhei...) Quando eu for, um dia desses, Poeira ou folha levada No vento da madrugada, Serei um pouco do nada Invisível, delicioso Que faz com que o teu ar Pareça mais um olhar, Suave mistério amoroso, Cidade de meu andar (Deste já tão longo andar!) E talvez de meu repouso...
The Verve foi uma banda de rock britânica formada em Wigan, Inglaterra no ano de 1989, inspirada musicalmente no estilo que ficou conhecido como britpop (Música Popular Britânica). Após se separarem em abril de 1999, anunciaram sua volta em junho de 2007. Ouça "Lucky Man" com The Verve.
Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça...
Futebol é isso aí, alto e baixos, dias de Victor e dias de outros. O técnico, que chegou desacreditado, conseguiu jogadores necessários para formar um time mais aguerrido. Com a ajuda de Paulo Paixão, parece que agora temos time. Futebol é bom por isso, o problema é que nem sempre o jogador está na posição que deve estar. Passam-se anos, passam-se técnicos e repetem muitas vezes os mesmos erros na escalação. Mas um bom jogador, uma estrela sempre é bom e faz a diferença. Um bom jogador faz dois ruins jogarem. E disso que gostamos, dessa função toda que nos faz a cada dia tentar adivinhar como será o próximo jogo e onde estaremos naquela tabela.
O feriado em Porto Alegre tem cara de final de semana. Hoje é quarta com jeito de domingo. Já tivemos futebol e tudo mais. Agora vamos curtir um som, aproveitar o resto da fria noite, lembrando essa banda gaúcha, com a música "Piano Bar", dos tempos dos Engenheiros do Hawai.
Seguimos em setembro, nesse belo domingo de calor em Porto Alegre, ao som do canto do sabiá. Ele é nosso mascote na cidade, que seguimos tuitando pelos bairros, compartilhando seu canto dia e noite.