29 de outubro de 2012

SOM DE PRIMEIRA NO KIT DE SEGUNDA

Quando ouvimos uma música como essa várias coisas podem se passar em nossa lembrança, que são narradas em livros, em poesia.
 A questão do tempo, uma festa, uma dança, algo que passou ou insiste em voltar ao nosso pensamento. Quantas vezes já pedimos mais uma chance ao amor?

Para curtir... gostei do Phil Collins em preto e branco...




Segue o blog...





28 de outubro de 2012

FEIRA DE SÁBADO - 2

Uma longa fila de autógrafos de David Coimbra na Praça da Alfândega tem seu valor ao adquirirmos o livro "Uma História do Mundo". Uma obra obrigatória para conhecer a trajetória da civilização, que vai fazer você se apaixonar pela História.
Confira. É da Editora L&PM. Boa Leitura!!!

 
 
Segue o blog...

27 de outubro de 2012

FEIRA DE SÁBADO - 1

O tempo ainda quente e abafado. Filas para autógrafos. A tarde segue na Feira do Livro de Porto Alegre. E o meu celular registrando...










Segue o blog...

FEIRA DO LIVRO INAUGURADA

No quente final da tarde do dia 26 de novembro, às 18 h presenciei a cerimônia de abertura da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre no Teatro Sancho Pança. No palco ouviu-se vários depoimentos sobre a feira, um orgulho para a cidade durante tantos anos. Ao mesmo tempo, o Guaíba fazia parte do cenário, colorindo-o com vários tons. O novo patrono da feira Luiz Coronel tomava posse e emoldurava o ambiente com suas palavras. Natural de Bagé, o escritor, poeta, compositor e publicitário, contou sua trajetória até chegar com orgulho a ser escolhido para guiar os passos da feira até o dia 11 de novembro. Recebeu das mãos de Jane Tutikian, patrona de 2011, o símbolo dessa trajetória, que segundo ela, foi feita de forma simples e voltada para o sentimento de cada leitor, principalmente das crianças.
Luiz Coronel, autor de várias obras, tem o dom de escrever a poesia e relatá-la com tom de voz especial. Um poeta que escreve e declama com igual entusiasmo. 
       

"Agosto
tem posto
no meu rosto
um tal desgosto que nem gosto de pensar
Mas lembro
amanhã será setembro
E eu voltarei a cantar."
( trecho do poema "Amanhã será setembro" de Luiz Coronel)



Segue o blog...segue a Feira do Livro de Porto Alegre...


15 de outubro de 2012

LEMBRANÇA DE ALUNA





Nesse dia do professor, onde todos lembram seus preferidos, recordei a Dona Irene, professora de português, cujos ensinamentos carrego até hoje. Guardada na lembrança ficou uma cena: ela entrava pela porta da sala de aula e recitava um poema de Manuel Bandeira, que diz o seguinte...


Irene no céu


Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.


Imagino Irene entrando no céu:
— Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
— Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.
 
"Manuel Bandeira" 
 
 
Segue o blog...

CONTO DE PROFESSOR



A professora de desenho estava sem ideias para o próximo trabalho. Enquanto preparava a aula, pensava sobre o desenho e a escrita. Os alunos pareciam mais preguiçosos com o tempo. A preguiça, a habilidade de pensar e descrever perdiam o mérito. Todos sempre têm pressa de terminar a atividade. São tão rápidos, que jogam o lápis sobre a folha. Em poucos minutos, como um raio, atingem seu objetivo, terminam a tarefa. Então ela pensou em duas coisas. Hoje seria um dia diferente. Além de desenhar, deveriam escrever. E descrever. O tema: internet. Pensou em algo atual, para atrair os alunos. Na sequência, o desafio era a pauta do dia: descreva, não só desenhe.
À noite, sentou no seu escritório já cansada. Folheava os trabalhos, sempre com os mesmos desenhos. Pessoas sentadas em frente aos laptops, carregando ipads, quartos com objetos variados entre notebooks, telas e mais telas de computadores. Olhou sua pequena biblioteca, pensou em ler um livro. Os trabalhos apresentavam-se quase da mesma forma, quando se deparou com um diferente. Numa folha constavam dois desenhos: um prédio enorme e um aquário. Acompanhou atentamente os desenhos e logo depois as descrições.
No primeiro estava escrito: facebook. Um prédio enorme, como um espigão, cheio de janelas, tão alto que parecia encostar nas nuvens. Em cada janela, rostinhos representavam uma vizinhança recheada de carinhas, a observar o andamento da vida no prédio. Ao chegar em casa, a caixa de correspondência estava com algumas cartas e mensagens. Não existe greve. Sempre haverá algo para ler. Você não precisa se preocupar em decorar a casa, os vizinhos se encarregam de mandar fotos emolduradas e ideias decorativas. E ainda tem som, clipes de músicas volta e meia disponíveis.  Alguém vai sempre ter algo a comentar e direito a lhe cutucar. Os verbos curtir, seguir e compartilhar nunca foram tão usados. Quem mora nesse edifício tem que arcar com as consequências, senão escolha morar como um ermitão. E escolha uma ilha, mas não de computadores, bem longe da terra firme.
No segundo desenho tinha um aquário. Desses grandes, que as pessoas cuidam mesmo em casa. Lá estava escrito: msn. Peixinhos laranjas, verdes e vermelhos, com carinhas e bocas nadavam por lá. Na descrição dizia que os peixes circulam no aquário, como se fosse uma tela. Quando o sinal abre: verde. Eles estão disponíveis. Quanto aos peixes vermelhos, estes estão sem acesso. Sinal vermelho, estão ocupados. Os peixes ausentes são os de tom laranja. Mas não parecem tão ausentes assim. São curiosos. Eles estão escondidos entre as plantas do aquário. Mas quando sentem um chamado, chegam até a grande tela, saindo de seus esconderijos para se manifestarem. Ou ainda podem ficar tão transparentes quanto o vidro do aquário...offline.
A professora terminou de observar o trabalho. Olhou mais um tempo para os desenhos. Para as descrições. Enquanto guardava seu material, pensava na nota que daria a esse aluno.



Segue o blog...conto inspirado na sugestão do "dia do professor" da leitora Maria Elcira.

SOM DE PRIMEIRA NO KIT DE SEGUNDA



DICA DE MÚSICA: "DANCE, DANCE, DANCE" DA BANDA "EARTH, WIND AND FIRE" FAZ PARTE DA TRILHA SONORA DO FILME  "OS INTOCÁVEIS".

VEJA O TRAILER A SEGUIR...





SEGUE O BLOG...COM A SUGESTÃO DA LEITORA MARTA AGUSTONI.