30 de março de 2011

TRILHA SONORA

Cada dia merece uma música, uma trilha sonora que nos acompanha ao longo das horas.
Meus dias sempre funcionam assim. Voltamos a músicas antigas, conhecemos outras novas, lembramos, relembramos.
A música de hoje é "Linger" da banda pop The Cranberries , tocava lá pelos anos 90, essa música me conquistou.

http://www.youtube.com/watch?v=k7WI7FWuFCw





Segue o blog. Com a trilha sonora de cada dia.

26 de março de 2011

PARABÉNS PORTO ALEGRE!!!

Por mais que relutamos, sofremos, odiamos ou amamos, sempre buscamos a volta ou a melhor imagem dela. Teimamos em retomar coisas esquecidas, já guardadas, que talvez não conseguimos reciclar durante a vida. Voltar a uma música faz parte eternamente de cada um de nós. Como ao amor e a saudade.
Todos já experimentaram um dia a melhor vista do lugar onde moram.
Veja a seguir uma versão antiga do comercial do Zaffari, que mostra a melhor vista de Porto Alegre.



http://www.youtube.com/watch?v=TAEprHQguYo





Segue o blog.

24 de março de 2011

A LUA É DEMAIS

Normalmente o sol contorna nossos finais de tarde. Nessa semana, foi o fenômeno do luar em Porto Alegre que encantou a paisagem ao entardecer. A foto foi tirada na zona Sul da cidade.








Segue o blog.

22 de março de 2011

CANTANDO PORTO ALEGRE

SEGUE PORTO ALEGRE
EM TODOS OS RITMOS,
EM TODAS AS VOZES
E ESTILOS.




http://www.youtube.com/watch?v=bQEsDoxDreY




Segue o blog da minha cidade.

SENHA POÉTICA

POEMINHA DO CONTRA

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!
(Mario Quintana)




A Casa de Cultura Mario Quintana fica no local do antigo Hotel Majestic, na rua dos Andradas, 736, em Porto Alegre. A obra de transformação física do Hotel em Casa de Cultura, entre elaboração do projeto e construção, desenvolveu-se de 1987 a 1990. O projeto arquitetônico foi assinado pelos arquitetos Flávio Kiefer e Joel Gorski, os quais tiveram o desafio de planejar 12.000 m2 de área construída para a área cultural, em 1.540m2 de terreno. Em 25 de setembro de 1990 a casa foi finalmente aberta.




Segue o blog. A senha de acesso ao wireless na Casa de Cultura Mario Quintana, divulgada no jornal é "eu passarinho".

21 de março de 2011

POSTANDO PORTO ALEGRE (2)

Muitos livros podem contar a história de uma cidade, através dos detalhes, das características, do dia a dia e de sua paisagem. Os três livros a seguir mostram, nos seus textos, fatos que envolvem a cidade de Porto Alegre.


 Luis Fernando Veríssimo e Joaquim da Fonseca - cada um a seu modo, em diferentes linguagens e ambos com talento admirável - retratam em TRAÇANDO PORTO ALEGRE, a cidade que elegeram para viver.
Joaquim da Fonseca, com a sensibilidade do artista, mostra através de seu traço, um olhar muito especial de cada praça, cada rua e cada monumento que vão compondo o rosto da cidade no que ela tem de muito bonito. Luis Fernando Veríssimo encarrega-se de revelar-nos a alma da cidade. Editora Artes e Ofícios.



David Coimbra, Nico Noronha, Mário Marcos de Souza e Carlos André Moreira escreveram
A HISTÓRIA DOS GRENAIS, um livro-reportagem que conta a maior história do futebol gaúcho.
Mas não é um livro apenas sobre futebol. A trajetória do Grêmio e Internacional é contada de forma contextualizada - o que ocorreu de importante em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul  serve como cenário para as façanhas, tragédias e comédias esportivas da dupla Grenal.
 Editora L&PM.



 


A história do livro MAIS OU MENOS NORMAL de Cinthia Moscovich se passa em Porto Alegre, fazendo parte das Cidades Visíveis, ficções nas cidades que vivemos. Publifolha.




Segue o blog. Lendo Porto Alegre.

20 de março de 2011

POSTANDO PORTO ALEGRE (1)

Porto Alegre estará fazendo 239 anos no dia 26/03. Durante toda a semana, até o dia do aniversário, o blog estará postando algo sobre a cidade.
A primeira coisa que fazemos quando não conhecemos uma cidade é procurar um mapa, agora até online.
Mario Quintana fez poesia e descreveu "O Mapa" da cidade, da melhor forma poética.



        O Mapa


        Olho o mapa da cidade
        Como quem examinasse
        A anatomia de um corpo...

        (É nem que fosse meu corpo!)

        Sinto uma dor infinita
        Das ruas de Porto Alegre
        Onde jamais passarei...

        Há tanta esquina esquisita
        Tanta nuança de paredes,
        Há tanta moça bonita
        Nas ruas que não andei
        (E há uma rua encantada
        Que nem em sonhos sonhei...)

        Quando eu for, um dia desses,
        Poeira ou folha levada
        No vento da madrugada,
        Serei um pouco do nada
        Invisível, delicioso

        Que faz com que o teu ar
        Pareça mais um olhar,
        Suave mistério amoroso,
        Cidade de meu andar
        (Deste já tão longo andar!)
         E talvez de meu repouso...



       (Mario Quintana - da obra "Apontamentos de História Sobrenatural"






Segue o blog. Mario Quintana, poeta gaúcho, nasceu em Alegrete/RS, mudando-se para Porto Alegre em 1919. Considerado o "poeta das coisas simples", com um estilo marcado pela ironia, pela profundidade e pela perfeição técnica, ele trabalhou como jornalista quase toda a sua vida. Traduziu mais de cento e trinta obras da literatura universal. Com inúmeras obras, encantou todas as idades com poesia. Quintana morou em alguns hotéis em Porto Alegre. Hoje o antigo Hotel Majestic é sede da Casa de Cultura Mario Quintana na rua dos Andradas, centro da cidade.

14 de março de 2011

BANDA TRAIN

http://www.youtube.com/watch?v=4DrX8AFIQao

Banda do hit “Hey soul Sister” que em português quer dizer “Ei, alma gêmea”, que embala o verão brasileiro, aterrisa em Porto Alegre para show exclusivo no Pop Music Festival. O Train é uma das atrações convidadas pela musa Shakira, para integrar os diferentes estilos do pop na primeira versão do Festival. O trio toca dia 15 de março, no estacionamento da Fiergs.


Formada na cidade de São Francisco em 1994, o Train ganhou dois Grammy Awards com seu álbum de 2002, “Drops of Jupiter” tendo sido indicado em cinco categorias. Três dos seus álbuns estiveram na Billboard 200, vendendo um total de 4 milhões de cópias somente nos Estados Unidos. Com o álbum “Calling All Anges, de 2004, foram indicados nas categorias melhor performance e melhor música de rock. Na edição deste ano o grupo recebeu uma nova indicação para o prêmio na categoria Best Pop Performance By A Duo Or Group With Vocals, com a música “Hey Soul Sister".

http://www.youtube.com/watch?v=fJHgEPxSSwQ

Segue o blog. Enjoy it!

13 de março de 2011

MOVIMENTO



Em outros tempos, deslizávamos os dedos nos tabuleiros em busca da melhor estratégia e movimento para ganhar o jogo.Valia o raciocínio lógico, a capacidade de memorização, o reflexo.
Hoje nosso pensamento e ações rapidamente deslizam em busca da informação, através da imagem.




Tablet é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais, revistas e jogos.
Segue o blog. Em movimento.

8 de março de 2011

IDEIA NA PRANCHETA / UMA MULHER

Em "Uma mulher", seu primeiro livro publicado no Brasil, o húngaro Péter Esterházy (Budapeste, 1950) faz um retrato original e bem-humorado da relação entre um homem e uma mulher – ou muitos homens e muitas mulheres. Vai desde as questões do cotidiano – a casa, o dinheiro, as famílias, filhos, trabalho, comida –, até questões de história e política, compondo um complexo mosaico da figura feminina. O mistério a ser decifrado é a singularidade dessa “uma” mulher que pode ser várias mulheres ou várias facetas de uma mesma (metamorfoseada das formas mais inusitadas).





Considerado um dos principais autores europeus contemporâneos, com mais de 30 livros publicados e traduzidos para cerca de 25 países, Péter Esterházy alterna humores e sentimentos nos 97 fragmentos de Uma mulher, que podem ser lidos como uma série de diferentes histórias ou partes de uma mesma obra. Amor e ódio estão sempre presentes, tornando as coisas agitadas, como é comum nas relações amorosas. Porque no amor (assim como no livro de Esterházy) nada é definido nem definitivo, e um casal precisa sempre se lembrar por que é mesmo que decidiu ficar junto.
As 173 páginas iniciam com duas formas: "Há uma mulher. Ela me ama." ou "Há uma mulher. Ela me odeia."
Na contra capa os seguintes dizeres: "Há uma mulher. Sente por mim o que eu sinto por ela, me odeia, me ama. Quando ela me odeia eu a amo, quando ela me ama, eu a odeio. Não existe outra possibilidade."
A Hungria conta com uma produção literária invejável e Esterházy se destaca como o escritor mais importante das últimas décadas. A obra "Uma mulher" é da editora Cosacnaify. Tradução: Paulo Schiller.
A editora promete para 2011 a publicação no Brasil de "Harmonias Celestes", considerada a obra prima do escritor.



Segue o blog.  8 de março, Dia Internacional da Mulher.