31 de dezembro de 2010

VIRADA

                                      UM BRINDE AO ANO DE 2011!

30 de dezembro de 2010

BOA VIZINHANÇA PRAIANA



"Todo ano, vamos em busca do mar, da praia, do famoso veraneio. E não podemos nos importar com a cor da água ou com sua temperatura. Vamos à praia porque precisamos descansar com nossas famílias e amigos, em um ambiente fora da nossa rotina.
Somos andarilhos na areia. Vamos do Plataforma de Atlântida ao Baronda, caminhando pelo calçadão. Deixando para trás conchas e mariscos, que são cada vez mais raros, encontramos corujas e quero-queros. A natureza se faz presente ali e é exigente.
Caminhando no calçadão de Capão com minha filha, vi Zoio e Zoia e pensei que o perfil dos "mais famosos" seria dessas corujas. Moram em frente ao mar, com segurança, são nativos dos cômoros de Capão da Canoa. O que mais gostam é a família reunida e o que menos gostam é Réveillon com foguetório, ou seja, barulho. O sonho de consumo seria virar estátua, o que muito famoso cobiçaria...
As corujas ganharão estátua e, com elas, poderão ser homenageados todos os animais que rondam a areia. Mesmo aquele mais arisco, que não se aproxima da gente. Falo do tuco-tuco, um roedor que parece também não gostar de barulho. Mas faz parte da paisagem o ano inteiro, escavando e vindo espiar a gente.
Acho que ele quer mesmo é a paz de um inverno em que não sentirá o cheiro do churrasquinho ou do milho à beira-mar. Ele é meio Quintana: não deve gostar de homenagens e nem viria na inauguração da estátua. Se colocarem uma placa por lá, é capaz de não fazer mais buraco naquele lugar. Deve procurar outra duna."

(Texto enviado por Marisa Freitas Oliveira, moradora de Porto Alegre e veranista de Atlântida)
Publicado em ZH de 26/02/2010 no caderno + Capão da Canoa.


Segue o blog. O Baronda foi durante muitos anos um ponto de referência para os veranistas de Capão da Canoa no Litoral Norte. Ele foi demolido dia 15/12.

UM MAR DE IDEIAS

Enquanto a neve muda a paisagem do mundo por aqui iniciou o verão. Muitos procuram as praias e começamos a incansável busca pelo mar. O blog também terá um ar marinho no verão 2011. A praia também terá histórias para contar. Ideias não faltam e, a cada ano, apesar do período de férias aparentar ser sempre o mesmo, acontecerá algo que mereça um texto. Em fevereiro de 2010 a Zero Hora publicou  no caderno " + Capão" um texto com minha vivência como veranista. Vou relembrá-lo no post a seguir.

29 de dezembro de 2010

SORTE NA VIRADA

Cada dia 29 lembro do nhoque e suas lendas e regras sobre ter sorte.
É o que fazemos todo final de ano, como a mega sena da virada e outras ideias.
Sorte. Sempre esperamos contar com ela.

28 de dezembro de 2010

IDEIAS EM QUADRINHOS

Quadrinhos são histórias que até traduzem um certo saudosismo porque lembram uma fase criança, onde se liam muito os chamados gibis. Esses dias me encantei vendo dois meninos, enquanto aguardavam um jogo de futebol, liam histórias em quadrinhos sentados na arquibancada. Mas o tempo fez com que perdurassem e ainda são desenhados de tantas formas e com muita criatividade.
Se  escrevesse histórias de Natal na neve em quadrinhos, por exemplo, o roteiro começaria numa nevasca na Europa. Cenários são transformados em espaços para patinação, parques cobertos de neve, ruas atoladas de flocos brancos com oa famosos bonecos, telhados brancos de neve. Poderia se passar em Londres ou num inverno na Holanda, por exemplo, onde se pode patinar sobre os canais congelados. Seguindo noites natalinas com presentes na lareira, refeições típicas, pães caseiros, pastéis, geléias, frutas cristalizadas. E todos terão um animal de estimação, tratado com carinho, com o qual se desenrolará a história. Uma aventura que envolverá este melhor amigo. Na sequência o animalzinho se perde em meio a neve, quando sai para brincar com as crianças no parque. Naquela manhã a escola avisou pelo rádio que não haveria aula. Segue o animalzinho encontrado por uma pessoa que vem de longe. Aparece de surpresa, como um presente do amigo secreto, na festa natalina.
As ideias para quadrinhos são as mesmas de uma história escrita em nossa imaginação mas traduzida pela percepção do desenhista, que levará seu rumo e delineação um pouco mais além, pela sua própria visão de cena.

27 de dezembro de 2010

SELO DE QUALIDADE

Ganhei o selo abaixo do blog "arquitetura do imóvel" da arquiteta Silvia Gatti, ela me escolheu entre 10 blogs preferidos.


Esse selo tem 3 regras, e elas são:


1) Escolher 10 blogs para presentear com o selo

2) Avisar os "felizardos" ( por e-mail)

3) Partilhar 10 coisas sobre você, amigo blogueiro.


Então, segue minha lista de 10 coisas que gosto:

1. minha família
2. música / dançar
3. livros / biblioteca
4. café / cafeterias
5. chopp / qualquer bolinho para acompanhar
6. Gramado / fondue
7. escrever / meu blog / e-mails
8. do Grêmio / torcer
9. amigos / conversar
10. chocolate branco /

25 de dezembro de 2010

ENTÃO AINDA É NATAL...

Depois das correrias até chegar a quente festa natalina em Porto Alegre, que depois do calor, no decorrer da noite foi tomada por uma forte chuva, alguns aproveitam para descansar e fazer alguma atividade livre. Digo desprendida das rotinas de trabalho e toda a sequência de coisas que nos acompanham até o Natal.
Hoje até os corredores dos shoppings e dos supermercados descansam. Claro que outros serviços trabalham porque existem muitos que são impossíveis de parar. Mas penso que corremos tanto contra o relógio, que quando chega a noite natalina que vamos parar e brindar o motivo pelo qual estamos ali reunidos em família ou com amigos. Nos presenteamos sabendo que aquela troca representa bem mais que algo material, que um objeto, uma roupa, um brinquedo. No fundo sabemos disso, mas somos até motivados e confundidos por essa enorme onda que nos leva ao final de cada ano.
O Natal traz com ele reflexão, uma certa névoa de sentimentos mais tocantes e por isso muitas vezes afronta mais nossa emoção que qualquer outra coisa. O Natal parece mais significativo, mais profundo e nos cobra bem mais que uma festa de Ano Novo. A cada ano paramos para pensar, desejar coisas, na esperança que se concretizem no novo ano. Experimente ouvir uma música mais suave nessa época do ano, ela a envolverá mais do que tudo.
Mas ele tem sua magia, que nos encanta.Principalmente pelas crianças, que na sua pura ingenuidade nos fazem acreditar e confirmar que, muito sentimento que parece perdido nesse mundo, pode ter esperança de ser reencontrado.
Então ainda é Natal. Hoje muitos preferem dar uma parada, não fazer nada. E não fazer nada, por incrível que pareça, também cansa.

24 de dezembro de 2010

NOITE DE NATAL / PARA MINHA FAMÍLIA

Lá vem ela de novo. A escrever sobre a vida. Sobre tudo. Qualquer assunto. Mas todos poderiam escrever. Sobre tudo que aconteceu de bom em 2010. Ou talvez de ruim. Mas as coisas não tão boas também viram ensinamentos. Todos escreveríamos sobre o que vivemos. Só não passamos para o papel, às vezes. Todos guardamos e temos na memória nossos sentimentos, vitórias, histórias para contar, sejam em forma de texto, rima ou poesia. Digitadas ou desenhadas. Temos sim. Pelo simples fato de viver. Pelo simples fato de darmos amor, carinho, atenção, afeto.
E nos sentirmos recompensados.

21 de dezembro de 2010

BOAS FESTAS!

Natal é sinônimo de festa, árvores com bolinhas, papai-noel, ceia, frutas, presentes, amigo secreto, confraternização, oração, saudade, lembranças, surpresas, correria, emoção, mensagens, e-mails e vamos desenrolando um novelo de coisas até chegar o Ano Novo que combina com planos, festas, promessas, champagne, brinde, abraços, cores, praia, novas ideias e a esperança de um novo ano sempre melhor.

BOAS FESTAS E UM FELIZ ANO NOVO!!!!!


É o que deseja o blog kit de ideias!

20 de dezembro de 2010

PRESENTES

Época de correrias, presentes, listas, festas. Sempre existe um presente maior. Carinho não tem preço, afeto não se compra. Lealdade muito menos. Embrulhe para presente um desses sentimentos ou outro que cair em suas mãos. Alguém agradecerá ao recebê-lo.

17 de dezembro de 2010

HISTÓRIAS PARA CONTAR (4) / NATAL

A melhor sugestão para presentear um amigo é um livro. Mas muitas canecas já foram dadas, como essa que segue, que virou história. Vale a pena contar de novo.

UMA CANECA EM SINTONIA


Era véspera de Natal e a famosa festa do amigo secreto da escola tinha um novo motivo. O combinado esse ano era de presentear o amigo com uma caneca, de qualquer cor ou estampa. Na hora da troca, havia uma caneca vermelha, cobiçada por muitos. Mas quem ficou com o presente foi um professor, que adoeceu e nem compareceu na festa. A mesma foi guardada no armário de louças da pequena cozinha da escola.
No dia seguinte, uma secretária daquele lugar, na hora do intervalo, comeu seu lanche e não resistiu. Naquela tarde saboreou um café com a tal caneca e ficou por instantes pensando longe. Há um mês havia brigado com seu noivo, mas ele a convidou para jantar. Aqueles minutos solitários bastaram para ela se decidir. Aceitaria o convite e depois avaliaria a situação. Afastada da rotina da secretaria, do telefone e do atendimento, aqueles minutos do dia foram de grande valia para ela.
Mas, na semana seguinte, a caneca vermelha seguiu viagem na mala do professor. O rapaz conseguiu uma bolsa de um ano para especialização nos Estados Unidos. Ficou alguns dias negociando com sua própria consciência. Esta viagem mudaria tudo em sua vida. Ficaria por muito tempo afastado da família e dos amigos. Quando voltou a escola naquela manhã, com a desculpa de buscar seu presente, conversou com uma professora que teve a mesma experiência. Esta o animou muito a se aventurar e lhe mostrou os benefícios do curso. Aquela conversa foi crucial, saiu de lá decidido a colocar o pé na estrada, no mundo.
Então, lá se foi, ele e a caneca. Mundo afora, agora ela seria internacional. Viajaria para a “terra das canecas”, entre cozinhas com balcões, como vemos nos filmes americanos.
Um dia o seu dono hospedou outro professor da escola, que passaria um mês na casa dele. O novo hóspede se apaixonou pela canequinha. Quando o dono da casa saia, ele saboreava um café, ouvindo música. Naquele local pensativo, ele resolveu várias coisas e tomou decisões. Quando nos afastamos da rotina, visualizamos de longe os problemas. Parece que a análise fica mais fácil. Suas lembranças então voaram para bem longe.
Um dia voltou ao Brasil e ganhou a caneca de presente, levando a lembrança.
E lá se foi a vermelhinha viajante de volta a sua terra, a velha escola e ao armário de louças. Foi quando apareceu uma secretária que estava grávida. Tinha um desejo de tomar um café com pão de queijo recheado de goiabada. Enquanto saboreava o lanche, reconheceu a caneca, que um dia absorveu seus pensamentos. Casou com o noivo e logo estava esperando seu primeiro filho.
Como numa dança, de lá pra cá, de mão em mão. Nunca uma caneca fora tão cobiçada, dando prazer há muitos que se envolveram no atraente cheiro do café. Correu mundo, acompanhando desejos e novos caminhos. E na fumaça que ia subindo lentamente, desenharam-se vontades, sonhos e novas ideias. Em todos os momentos, ninguém trocaria a simples e companheira caneca, cúmplice de seus pensamentos, pela mais requintada xícara de porcelana.

9 de dezembro de 2010

IDEIA DO DIA

Encontro ideias durante o dia que à noite transformo em texto...se não conseguir, ouço uma música e termino de resgatá-las.

7 de dezembro de 2010

IDEIAS 24 HORAS

Porto Alegre ao entardecer  é bonita  porque um contorno de sol fica como uma moldura na paisagem de um fim de tarde. A cidade dorme coberta de nuvens, prometendo abrir os olhos e tomar um café pela manhã já com um céu azul, um tempo firme que inspira para qualquer atividade. Claro que temos variações no decorrer do período e, muitas vezes, a chuva ou o vento muda a paisagem. E também os fatos, as notícias não são as mesmas porque tudo sempre se renova em nossas vidas. E inova-se. Sem maiores promessas, o blog vai apresentar alguma novidade enquanto a cidade parece dormir. Aos que continuam acordados ou aos que sonham, a ideia é sempre bem-vinda. Alguém vai gostar de encontrá-la, não importa a hora.

4 de dezembro de 2010

NEVE NA EUROPA

Recebi um e-mail da amiga Juliana Costa que mora em Cambridge, Inglaterra, contando um pouco sobre a paisagem e a vida com a neve. Segue o texto:




Aqui em Cambridge não nevou o suficiente. Todas as noites há previsão de muita neve para todas as regiões. Em Essex, todas as escolas fecharam. A diretora da escola do meu filho avisou aos pais que se a escola fosse fechada, ela iria telefonar para as rádios locais. Por esta razão, todas as manhãs eu escuto a BBC Radio Cambridgeshire para saber se a escola vai abrir ou não. Também se pode ver na Internet (Cambridgeshire School Closures). Mas, como já disse, a neve apenas polvilhou as ruas no meu condado. Mesmo assim está muito mas muito frio e algumas ruas estão muito escorregadias, como se fossem rinques de patinação no gelo. As crianças adoram mas as professoras nao deixam elas ficarem brincando no gelo porque há o risco de se acidentarem. Aqui existem regras chamadas health and safety que são cumpridas à risca para evitar processos. Por um lado, a segurança é boa para as crianças, mas por outro lado, elas não podem correr risco algum. Nas escolas não há pernas-de-pau, balanços, as crianças não podem brincar no playground antes das aulas, nem sob a supervisão dos pais porque é terreno da escola e sem os professores presentes, a escola pode ser multada se ocorrer um acidente. Não precisa nevar muito que os trens param, as estradas e escolas fecham. Já no Canadá nós pegamos um trem durante uma tempestade de neve tão severa que a gente só via pilhas de neve ao nosso redor. O trem saiu e chegou na hora certa! Aqui, os trens param por causa de "folhas sobre os trilhos" durante o outono. 
 



Segue o blog. Cambridge fica no condado de Cambridgeshire, 80 km ao norte de Londres e é internacionalmente conhecida por sua universidade.

2 de dezembro de 2010

MOMENTO

Uma festa de final de ano. Amigos, vizinhos comemoram tantas coisas entre luzes. E no meio de tudo isso, alguém toca um violino. A música. Sempre ela, a tocar os corações. Sempre ela a trazer a paz, na sua mais perfeita sintonia. Como deve ser bom saber tocar um instrumento. Os músicos são privilegiados.

1 de dezembro de 2010

COW PARADE / LEILÃO EM PORTO ALEGRE

Há 15 anos atrás a Av. Nilo Peçanha tinha outros traços na paisagem. Vacas cruzavam a avenida, atravessando para pastar entre os prédios, que aos poucos foram construídos. Observei a manada da Cow Parade reunida e lembrei desse detalhe. Hoje as vaquinhas da exposição serão leiloadas no Teatro do Bourbon Country. O bairro foi aos poucos se modificando. Porto Alegre muda, mas também consegue conservar o mais tradicional cartão postal.



Segue o blog.